A Metodologia 5 S - Aplicada aos Serviços

Carga Horária
15 horas
Modalidade
Formação Profissional
Preço
120 €   (isento de IVA)

Apresentação

O 5´S é uma metodologia de origem japonesa, para a organização de quaisquer ambientes:industriais,comerciais ou de serviços. Baseia-se em cinco princípios ,cujas designações em Japonês se iniciam com a letra S.
Os propósitos da metodologia 5S ,integrada na filosofia Lean Management, são de melhorar a eficiência através da alocação adequada dos recursos necessários às operações (separar o que é necesssário do desnecessário), mantendo organizados, limpos e identificados, os materiais locais de arrumação e todos os espaços do meio envolvente. Respeitando as naturais diferenças, será possível num hospital, numa seguradora ou numa escola, por exemplo, aplicar a Filosofia Lean? Será que os 5S e o Lean Management são aplicáveis a outras áreas que não a indústria? Sem dúvida! Apesar de existir ainda bastante relutância em aceitar a aplicação desta filosofia de gestão no sector dos serviços. Mas de facto os departamentos auxiliares da produção, os chamados indirectos, são afinal também eles prestadores de serviços, mesmo que internos a uma estrutura.
Tal como na indústria, os 5S devem ser implementados com o envolvimento de todos os colaboradores e iniciar-se sempre com a definição de objectivos e metas, os standards 5S., tais como os referentes à rapidez a encontrar um documento, a manipular um material, ou a aceder a, por exemplo a um meio de segurança ( extintor), ou mesmo a reduzir uma área de utilização para posicionar novos equipamentos, zonas de atendimento, etc