Segurança na Gestão e Utilização de Produtos Químicos Perigosos

Carga Horária
15 horas
Modalidade
Formação Profissional
Preço
220 €   (+IVA à taxa legal)

Apresentação

A crescente e cada vez mais complexa utilização de produtos químicos tem determinado o desenvolvimento de regulamentações específicas e normativas para vários setores (transportes, produção, locais de trabalho, agricultura, comércio e consumo). A gestão adequada dos produtos químicos perigosos requer informações sobre as propriedades perigosas e medidas de controle de produtos, como forma de proteger a saúde humana e o meio ambiente.
A gestão segura de produtos químicos inclui sistemas pelos quais os perigos químicos são comunicados a todos aqueles potencialmente expostos, incluindo trabalhadores, consumidores, equipes de resposta a emergências e o público. É importante saber quais produtos químicos estão presentes e/ou são usados, quias os perigos com impacte na saúde humana e ao ambiente e os meios para controlá-los. . Os sistemas de rotulagem e classificação existentes definem os potenciais perigos dos produtos químicos para os diferentes grupos de pessoas citados acima.
Embalagens externas para produtos perigosos transportados devem atender exigências de elementos dos rótulos, identificação dos produtos e símbolos de perigo. Exigências de transporte são adicionais às exigências para local de trabalho ou rótulos para usuários finais.
Assim importa conhecer o enquadramento legal e normativo e as boas práticas na Gestão de Produtos Perigosos