Monitorização de Estudos FMEA

A metodologia FMEA - “Failure Modes and Effects Analysis” ou Análise de Modos de Falhas e seus Efeitos, uma das ferramentas de maior potencial para a prevenção da concepção, dos processos de fabrico ou mesmo da gestão de fluxos industriais.

 Sendo exigida com carácter obrigatório pelo referencial normativo ISO TS 16949:2009 do sector automóvel para o desenvolvimento de todos os componentes a metodologia FMEA é na realidade aplicável, com vantagens óbvias, quaisquer que sejam os sectores industriais ou mesmo de serviços.

Trata-se na realidade de uma técnica para o planeamento avançado da qualidade e que, pelo seu rigor e exaustividade permite minimizar os riscos de falhas potenciais, que na perspectiva da qualidade/conformidade, quer ainda no domínio dos custos, centrando os esforços/investimentos de prevenção, nas funções mais críticas do produto e do(s) processo(s) de fabricação/montagem.

Aos dias de hoje pode portanto afirmar-se que todos os profissionais envolvidos de um ou outro modo com a gestão de processos de engenharia, seja de concepção de produtos ou de processos fabris, devem poder saber aplicá-la ou no mínimo saber como participar activamente, na sua implementação rigorosa.