Gestão Visual - Metodologia 5´S

O Método ou Programa 5S é uma abordagem da organização do local de trabalho baseada na gestão visual e assente em 5 princípios: Simples/Arrumado/Limpo/Standardizado/Realizado e visa essencialmente a diminuição de desperdícios, a  redução de custos, ganhos de eficiência, segurança das informações,  contribuindo também para a melhoria da motivação e produtividade, para além do aumento do bem estar no trabalho.

Foi desenvolvido no Japão após a Segunda Guerra Mundial, nas décadas de 50 e 60, e deve ser incorporado no dia a dia do trabalho das pessoas na organização, devendo ser permanentemente melhorado e  mantido com rigor e persistência.

Deve ser implementado com o envolvimento de todos os colaboradores e iniciar-se sempre com a definição de objectivos e metas, os standards 5S., tais como os referentes à rapidez a encontrar um documento, a manipular uma ferramenta, ou a aceder a, por exemplo a um meio de segurança ( extintor), ou mesmo a reduzir uma área de utilização para posicionar novos meios produtivos.

Download