2021
Programa de Excelência de Melhores Práticas Logísticas e Produtivas
O termo “World Class Manufacturing” - WCM, em tradução livre, Empresa de Classe Mundial, foi utilizado por Hayes e Wheelwright (1984). Slack (1999) define que as empresas de classe mundial estão permanentemente em busca dos melhores processos e técnicas operacionais a fim de que possam competir nas dimensões competitivas de custo, qualidade, confiabilidade, flexibilidade, agilidade e rapidez de entrega.
Em 2005 o Dr. Hajime Yamashina, Professor Emérito da Universidade de Kyoto e membro da RSA (Royal Swedish Academy of Engineering Sciences), desenvolveu o WCM junto à FIAT e algumas empresas parceiras. Importa referir que o conceito WCM desenvolvido a aplicado no universo da FIAT não é idêntico ao famoso livro de Richard Schonberger de 1986, com o mesmo nome “ World Class Manufacturing - The Lessons of Simplicity Applied”
Yamashina desenvolveu um modelo – programa que visa a excelência empresarial em todo o ciclo logístico – produtivo, tomando como referência as metodologias aplicadas e respetivos desempenhos alcançados pelas melhores empresas mundiais e partindo da abordagem do Lean Thiking desenvolvido a partir do Modelo Toyota Production System (TPS).
O WCM fundamenta-se em princípios inovadores do pensamento de suporte á Gestão das Organizações e é um programa com uma abordagem do tipo Top/Down com forte compromisso e envolvimento da Direção de Topo da Organização e de todos os Colaboradores.
Baseia-se em três princípios nucleares de ação:
- Combate sistemático de cada desperdício e perda em toda a cadeia (cliente-fornecedor-fornecedores);
- Envolvimento das pessoas e respectivo desenvolvimento de suas competências;
- Utilização rigorosa de métodos e ferramentas apropriadas para as ineficiências do processo.
Fundamenta-se:
- Programa com uma estratégia e uma estrutura metodológica integrada, claramente definida e padronizada que conduzirá a empresa a níveis globais de excelência.
- Sistema de Gestão integrado que visa excelência da gestão operacional produtiva e logística de Classe Mundial.
- Nas mesmas bases conceptuais, metodologias do Lean Manufacturing mas apresenta uma abordagem mais sistémica e focada no progresso passo a passo.
- No compromisso e envolvimento de todos os Colaboradores da organização e focado nas pessoas.
- Num modo diferenciado inovador de pensar, sentir e atuar.
- No rigor e na disciplina da aplicação dos conceitos, dos métodos, dos padrões e da gestão transparente.
- Na eficacidade focando-se no mais importante e na simplicidade.
- Focado no caminho da perfeição otimizando as dimensões do custo, prazo, qualidade, flexibilidade, agilidade.
- Embora todos os pilares do WCM precisam atuar de forma integrada, a maior integração dá-se entre os 3 pilares do chamado “Triangulo dourado” composta pelos seguintes pilares: Desdobramento de Custos (CD); Desenvolvimento de Pessoas (PD) e Melhoria Focada (FI)
Apresenta um programa estruturado em:
- 20 Pilares correspondentes a subsistemas de competências de gestão e operacionais
- 10 Pilares Técnicos
- 10 Pilares de Gestão de suporte á consolidação dos Pilares Técnicos
- Cada Pilar Técnico é implementado em 7 passos sobre a liderança de um Líder e de uma equipa.
- Em cada Pilar a 1ª fase corresponde a passos com características Reactivas, 2ª fase com características Preventivas e 3ª Fase com características Proactivas.
- A Implementação dos diferentes Pilares tem como abordagem iniciar-se pela implementação numa área modelo identificada como prioritária e de referência
- Depois de consolidadas as aprendizagens e consolidadas competências e o novo conhecimento far-se-á uma expansão para todas as áreas da Organização
- O programa WCM dispõe de Três Bussolas de monitorização, Segurança SAF Custos DC e Qualidade QA, sendo o Pilar CD a bussola direcionadora do WCM, pois norteia todos os outros pilares.
- Para cada Pilar Técnico e respetivo desenvolvimento dos 7 passos (step), classificados e segmentados em reativos, preventivo e proativos, existem diversas ferramentas e matrizes de suporte à sua implementação que devem ser criteriosamente aplicados.
Saiba mais .......consulte documento em anexo
Fernando Vieira
Janeiro 2021
Existem 0 comentários