"Lean manufacturing", traduzível como produção magra (actividades operacionais sem desperdícios), é uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (super-produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos). Eliminando esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e custo de produção diminuem. As ferramentas "lean" incluem processos contínuos de análise (kaizen), produção puxada ou "pull" (utilizando por exemplo a técnica Kanban ) e elementos/processos à prova de falhas (Poka-Yoke), entre outras ferramentas. Aplicáveis também aos serviços, as ferramentas Lean, constituem-se como novos paradigmas e base fundamental para as organizações prosseguirem e manterem a melhoria contínua dos seus desempenhos e resultados.
Os pontos-chave do lean manufacturing são:
Definições:
Kaizen é uma palavra de origem japonesa com o significado de melhoria contínua, gradual, na vida em geral (pessoal, familiar, social e no trabalho).
Kanban é uma palavra japonesa que significa literalmente registro ou placa visível.
Poka-yoke ( é um dispositivo a prova de erros destinado a evitar a ocorrência de defeitos em processos de fabricação e/ou na utilização de produtos
Coordenador(es):
Eng. Fernando Vieira