A Melhoria Contínua-Ferramentas de Identificação e Resolução de Problemas

Carga Horária
15 horas
Modalidade
Formação Profissional
Preço
270 €   (isento de IVA)

Apresentação

As Organizações têm hoje que saber conceber e aplicar metodologias, ferramentas e práticas que incrementem a capacidade de melhorar continuadamente a sua competitividade, seja através de ganhos de produtividade, seja através da capacidade de inovação, ao nível dos produtos e processos de transformação ou de prestação de serviços, quer também ao nivel organizacional.

As Normas de referência para as boas práticas de gestão da qualidade, ISO 9001:2008 e ISO 9004:2009 vieram dar ênfase à prática da melhoria contínua, sendo aliás este, um requisito necessário para a certificação dos sistemas de gestão, não só da qualidade, como também do ambiente, segurança e higiene no trabalho e sem dúvida um princípio determinante, para uma boa gestão de qualquer organização.

Os responsáveis Técnicos e da Gestão têm por isso necessidade de aprender os conceitos e metodologias para uma análise e tratamento estruturado e organizado dos problemas/desvios aos objectivos/metas que se propôem alcançar, evitando abordagens precipitadas, por vezes sem dados suficientes ou sustentadas em meras opiniões, com soluções ineficazes, fruto por vezes de pre-conceitos e paradigmas que só travam o progresso.

Só deste modo as organizações poderão consolidar uma verdadeira cultura "kaizen", de melhoria contínua, caracterizada pela aplicação quotidiana de metodologias próprias e sistematizadas de identificação e resolução de problemas, respeitando os princípios de trabalho em equipa, envolvendo os colaboradores directamente relacionados com o quê, o onde, o quanto e o quando, que caracterizam o(s) problema(s) a analisar, avaliar e resolver, como forma de garantir eficazmente o progresso contínuo.

Bem vindos os problemas, porque são oportunidades de melhoria.