QRQC - Quick Response of Quality Control

Carga Horária
9 horas
Modalidade
Formação Profissional - Online - Live Training
Preço
200 €   (isento de IVA)

Apresentação

A não qualidade é um dos sete desperdícios referidos nos princípios da produção enxuta, “lean manufacturing” e que contribui significativamente para a redução da margem de lucro das empresas e para a promoção de uma imagem negativa e de insatisfação junto do Cliente.
Eliminar a não qualidade na cadeia produtiva apresenta-se como a ação crítica que deve ser assumida integralmente por todos os Colaboradores que atuam nos processos da cadeia de Valor
O método QRQC (Quick Response Quality Control) é provavelmente uma das ferramentas mais poderosas disponíveis para resolver de forma rápida e permanente os problemas de qualidade encontrados nos processos operacionais
Ao contrário de outras ferramentas de resolução de problemas, como 8D , DMAIC ou 5W1H , o método QRQC sugere uma abordagem pragmática destinada a corrigir a não qualidade no menor tempo possível, diretamente no local onde foi observada . É um método baseado principalmente na medição objetiva, e atua de forma a evitar que o problema volte a ocorrer.
Seus objetivos são muito claros e não poderiam ser mais pragmáticos:
•Disponibilizar sempre produtos e ou serviço em conformidade aos clientes,
•Erradicar incidentes recorrentes de não qualidade e de desperdício
•Melhorar continuamente a produtividade e qualidade
•Desenvolver uma cultura e pratica que envolva e responsabilize todos os atores que atuam nas equipas operacionais
Para atingir esses objetivos, o Controle de Qualidade de Resposta Rápida baseia-se principalmente em fatos. Não suposições, não hipóteses; este método baseia-se na observação direta e tangível de pessoas diretamente envolvidas no local onde o problema surge. Por outro lado, embora projetado para uso no chão de fábrica, também serve para resolver problemas a longo prazo, por meio de seis etapas principais :
1.Vá até onde o problema ocorre e observe-o.
2.Examine todos os dados e fatos para entender exatamente de onde vem e em que consiste o problema.
3.Converse com as pessoas, usando apenas fatos e dados reais.
4.Mantenha-se lógico e factual para encontrar as verdadeiras causas do problema.
5.Explique para outras pessoas e recolha feedback dos envolvidos para aprender fazendo.

Para conhecer e aprender a metodologia apresentada, inscreva-se no nosso curso. Se precisar de uma intervenção do Tipo. Formação On Job, contacte-nos