Jornada de Transformação Lean

Se nos identificamos com o princípio de que para obter resultados diferentes, temos de agir de modo diferente e para agir de modo diferente, temos que   pensar e sentir de modo diferente, então a Jornada de transformação Lean é uma excelente proposta inovadora de pensamento e ação, para ajudar as transformações positivas das organizações e das pessoas, com vista a atingir o desenvolvimento e a sustentabilidade   da missão da organização.

A Jornada de Transformação Lean é assim  um processo continuado de mudança de médio e longo prazo, que visa desenvolver e consolidar um novo sistema e  novas práticas de gestão das organizações e dos seus negócios,  baseado na filosofia e no  pensamento  Lean, que se desenvolveu a partir do sistema Toyota de Produção – TPS e  que foi  criado por Taiichi Ohno, engenheiro e chefe de produção da Toyota no período posterior à Segunda Guerra Mundial, com  o objetivo de obter   a mais alta qualidade no menor prazo e com o menor custo, por meio da eliminação do desperdício,

A filosofia Lean incorpora, então, uma nova forma proativa de pensar e agir com simplicidade, centrada numa abordagem estratégica de gestão, que visa a otimização e a sustentabilidade dos resultados positivos das organizações e da maximização do Valor para o Cliente e outras partes interessadas. Foca-se nas soluções e na resolução de problemas, na obtenção de mais e melhor com menos, na promoção e mudança de novos paradigmas, na eliminação de desperdícios e na potenciação do valor acrescentado e da eficácia e eficiência dos processos, numa dinâmica de melhoria contínua - Kaizen. Este processo de mudança é sustentado por uma liderança   forte, centrada na Missão, Visão e Valores da Organização, nas Pessoas, no desenvolvimento de Organizações que aprendem a aprender e num pensamento Lean.

O pensamento Lean desenvolve-se tendo como referência princípios e ideias inovadoras, que se consolidam num Novo Pensamento que:

  • Baseia as decisões de gestão numa visão sistémica de longo prazo partilhada e compreendida
  • Desenvolve Líderes e Pessoas que compreendem e vivem a filosofia Lean
  • Potencia a entrega de valor sustentável aos Clientes
  • Respeita compromissos com as partes interessadas e parceiros
  • Supera novos desafios adotando novas crenças, convicções princípios e metodologias compreendidas e adotadas por todos
  • Foca-se e compromete-se em “Desenvolver Pessoas Antes de Fazer Produtos
  • Consolida compromissos com o auto-desenvolvimento e com desenvolvimento de todos. “Aprender todos os dias”
  • Consolida uma “Learning Organization” que aprende com a experiência e reflexão constante (Lições Aprendidas)
  • Promove a flexibilidade e agilidade na decisão e ação orientada para equipa, com foco nas pessoas
  • Adota fluxos contínuos de operações nivelados e sincronizados com as necessidades dos clientes ( Takt-Time)
  • Atua no “Gemba,” no Cenário Real, considerando a Coisa real e com fatos Reais, promovendo as transformações e consolidando as aprendizagens de comportamento e atitudes.
  • Adota, como fator crítico de sucesso para a otimização dos processos, a padronização das atividades claramente documentadas
  • Assume compromisso com a cultura e dinâmicas de melhoria contínua – Kaizen, centrado nos processos e nas atividades de valor acrescentado, na eliminação do desperdício, na Resolução de Problemas e na Gestão Visual

Para   transformar o Novo Pensamento numa Nova Cultura Organizacional, e para promover uma Jornada de Transformação Lean com Sucesso, é imprescindível dispor de Líderes Lean, que   se comprometam em desenvolver permanentemente competências e habilidades inovadoras Lean, que permitam uma ação (caminhada):

  • Forte e inspiradora, comprometida com a mudança, partilhada e centrada na “Gestão pelo Exemplo”
  • Suportada por um pensamento e visão estratégica de longo prazo, garantindo constância na ação
  • Com pensamento sistémico e holístico, visualizando e mentalizando o estado futuro, ou seja, par onde se quer ir e como lá chegar.
  • Coerente com o discurso, com empatia e Respeito pelas Pessoas
  • Comprometida com o seu próprio auto-desenvolvimento e com o desenvolvimento dos seus liderados de um modo continuado.
  • Orientada e com foco no Cliente e nas atividades de valor acrescentado, de modo a garantir a satisfação das suas necessidades, com agilidade e flexibilidade.
  • Centrada na dinamização de eventos Kaizen, atuando no Gemba, com foco nos processos, na resolução de problemas e na eliminação dos desperdícios.
  • Que desenvolve e desafia pessoas que sabem pensar e refletir, solucionadores de problemas, fazendo as perguntas certas e fazendo pensar.
  • Que promove sistematicamente o Novo Pensamento, demonstrando os valores e princípios do pensamento Lean e que aplica as metodologias e ferramentas Lean
  • De Liderança “Servidora”

A nova Liderança Lean, pela sua ação de capacitação, desenvolverá pessoas que sabem “Ser Lean”, que integradas nos processos certos, produzirão os resultados certos

As pessoas que sabem “Ser Lean” estão:

  • Identificadas e vivenciam o Propósito da Organização, sua Visão, Valores e Objetivos
  • Comprometidas, auto-disciplinadas, atuando proativamente, com poder de decisão para identificarem e resolverem problemas (IRP)
  • Em processo continuado de aprendizagem, aprofundando o seu autoconhecimento e autodesenvolvimento, optando por aprender, fazendo, e numa dinâmica de Mindset de Crescimento.
  • Comprometidas em aprofundar e aplicar o conhecimento e as práticas do pensamento Lean  e das Metodologias e Ferramentas Lean
  • Envolvidas nos processos de melhoria contínua, através da participação em eventos Kaizen, no desenvolvimento das atividades padronizadas estabelecidas e na melhoria dos seus próprios processos, em termos de qualidade, segurança, prazo, eficiência, eficácia e sustentabilidade
  • Comprometidas com o foco no Cliente e na qualidade e excelência dos produtos e serviços fornecidos
  • Aptas para atuarem  acrescentando valor, com flexibilidade e agilidade operacional, com saber ser, saber estar e saber fazer em equipa.

O potencial das Pessoas Lean só aportará contributos relevantes para os resultados do desenvolvimento da atividade da organização se  atuarem  em   “Processos Certos”.

Os processos certos que produzirão resultados certos, são caraterizados por:

  • Serem focados no valor acrescentado para o Cliente e também para outras partes interessadas
  • Terem os seus fluxos de valor mapeados  e modelados em fluxo contínuo puxado pelas necessidades dos Clientes
  • Planearem as suas atividades de modo nivelado com tempo Tak-Time
  • Disporem de atividades padronizadas, claramente documentadas e posicionados numa dinâmica de melhoria contínua – Kaizen
  • Disporem de Lead-Time minimizados
  • Garantirem a qualidade na fonte
  • Garantirem estabilidade sem variabilidades (Mura), sem sobrecargas (Muri) e sem desperdícios (Muda)
  • Serem monitorizados continuamente em termos do seu desempenho esperado versus o real. (Analisar o que aconteceu ontem é tarde demais para que algo seja feito sobre os resultados de ontem.)
  • Serem o espaço ( Gemba)  onde se promove e monitoriza a melhoria contínua, e se promove  a identificação e resolução de problemas.
  • Utilizarem sistemas de gestão e controlo visuais para identificarem problemas e monitorizarem resultados
  • Utilizarem tecnologia confiável e testada que sirva as pessoas e processos
  • Em permanente  melhoria estimulada pelos Liders Lean e através das Pessoas Lean , através da observação sistemática visual, verificando se a  sua  execução  é consistente com o padronizado e agindo sempres que ocorram condições fora do padrão ou anormais.

Com o desenvolvimento de uma Jornada de Transformação Lean, podemos perspetivar e planear a obtenção de resultados de:

  • Dispor de uma Organização de Classe Mundial
  • Crescimento do valor e sustentabilidade do negócio
  • Crescimento de valor para o Cliente e outras partes interessadas
  • Pessoas satisfeitas e comprometidas com a organização, seu propósito e sua cultura
  • Flexibilidade e agilidade para reagir aos constrangimentos externos inesperados, mantendo o respeito pelos compromissos assumidos com os Clientes, Colaboradores, Fornecedores e outras partes interessadas
  • Rentabilidade sustentada e crescente das Operações - EBITDA

Para desenvolver uma Jornada de Transformação Lean, as Lideranças estratégias da Organização  devem dispor de uma visão de médio e longo prazo, materializada por uma ação consistente  suportada por um Pensamento Lean  A jornada deve ser  concebida e planeada, tendo como referência  4 momentos temporais:

  • 1ª Etapa - Descobrir o caminho
  • 2ª Etapa - Planear a viagem
  • 3º Etapa – Fazer acontecer
  • 4º Etapa – Monitorar resultados, consolidar e disseminar novas práticas e capitalizar ganhos

 O GIAGI pode ser o seu parceiro competente  e com experiência consolidada,  que pode  ajudar a   Descobrir o Caminho, a Planear a Viagem, a Fazer Acontecer,  a Consolidar e Capitalizar   os Ganhos.

Fernando M.P. Vieira

 

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