2019
As nomas internacionais de suporte à gestão da família ISO 9000 têm vindo progressivamente a conquistar um reconhecimento e adesão global pelos vários tipos de organizações, que têm optado, no âmbito da sua orientação estratégica de desenvolvimento e sustentabilidade do seu propósito, pela conceção e implementação de modelos de gestão suportados pelos princípios e requisitos da gestão da qualidade. A ISO 9000 foi publicada pela primeira vez em 1987, tendo já ocorrido entretanto várias revisões, com evoluções e mudanças profundas. Neste caminho percorrido, mais de 6.000 empresas em Portugal e mais de 1.000.000 em todo o mundo têm hoje os seus sistemas de gestão da qualidade certificados pela ISO 9001 e normativos equivalentes setoriais
Em simultâneo, em 1988 Taiichi Ohno começou a desenvolver e a consolidar um novo sistema de gestão, baseado nos estudos feitos na TOYOTA, onde se desenvolveu o sistema TPS- Toyota Production System inicialmente aplicado à indústria automóvel. Em 1996, James Womack e Daniel Jones, aprofundando o conceito, publicaram uma obra , revista em 2003, que se tornou uma referência, intitulada “ Lean Thinking” – “ Pensamento Magro”, como uma filosofia de liderança e gestão empresarial que tem por objetivo criar valor e sustentabilidade através da eliminação sistemática de desperdícios . Outros autores e outras obras têm vindo a ser publicadas, que têm contribuído para uma nova visão da gestão das organizações e do poder de transformação do pensamento Lean.
Estas duas abordagens que se focam em princípios e metodologias diferenciadas, mas que se complementam e quando integradas, poderão potenciar a melhoria da obtenção dos resultados das organizações.
Uma das grandes diferenças entre os dois modelos tem a ver com o facto da ISO 9001 estabelecer o “ Que deve Ser Feito “ enquanto que o Lean Thinking clarifica e estabelece conceitos e instrumentos para o “ Como Pode ser Feito”.
Sem conhecimento e implementação de metodologias e ferramentas eficazes de melhoria da qualidade, da otimização do valor, do foco do desenvolvimento das pessoas, da liderança de proximidade, a norma ISO 9001 perde capacidade de impacto nas organizações
As empresas certificadas pela ISO 9001, que tem vindo a integrar no seu sistema de gestão e na sua cadeia de valor a Gestão Lean Thinking, apresentam benefícios muito mais expressivos.
Indo ao encontro da linha de pensamento apresentada , o GIAGI acredita, em função da sua experiência na implementação de sistemas ISO 9001 e Lean, que o desenvolvimento de um sistema de gestão baseado nos princípios promulgados pela ISO 9001 e integrando em simultâneo os princípios, metodologias e ferramentas da Gestão Lean , potencia significativamente a obtenção de resultados mais consistentes e mais relevantes em termos de melhoria de :
- Capacidade competitiva e de sustentabilidade das organizações;
- Aumento da produtividade pelo foco na gestão dos processos e pela melhoria continua- Kaizen:
- Envolvimento das pessoas, da sua capacidade para pensar e decidir, para resolver problemas e para inovar;
- Liderança mais focada nas pessoas, processos e na mudança de atitude;
- Satisfação do Cliente pelo reforço da agilidade e flexibilidade na relação;
- Resultados financeiros pela redução dos desperdícios e pelo valor disponibilizado;
- Relações com as partes interessadas através da identificação e fornecimento de valor;
- Standarlização das práticas operacionais e de gestão;
- Capacidade para manter e fazer evoluir as melhorias alcançadas
A evolução proposta começa a ser considerada em referenciais específicos de Sistemas da Gestão da Qualidade de setores de atividade, como por exemplo, o do setor da indústria automóvel IAT 16949, que tem vindo progressivamente a incorporar, como requisitos obrigatórios, para os quais as Organizações têm de demonstrar competência e capacidade, para aplicar as metodologias e ferramentas do universo Lean, tais como: JIT, TPM, SMED , Standar Work , Poka-Yoke etc.
Todas as Organizações, com sistemas de gestão certificados - ISO 9001 , deverão avaliar o interesse estratégico de desenvolver projetos complementares de integração do pensamento Lean , formalizando as novas práticas nos atuais modelos de gestão ISO 9001.
Temos que começar a percorrer este caminho, já numa perspetiva da Qualidade Total, encontrando soluções e vontades de integração dos dois modelos de gestão, que se completam e que minimizam algumas fragilidades de cada um dos modelos, mas que criam sinergias significativas e que potenciam resultados relevantes
Anexos:
- Os princípios da Gestão da Qualidade ISO 9000 e os Princípios do Lean Thinking
- Os Requisitos da Gestão da Qualidade ISO 9001 e as Metodologias e Ferramentas do Lean Thinking
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