Sistemas de Gestão ISO 9001 e a Gestão Lean Thinking

As nomas internacionais de suporte à gestão da família ISO 9000  têm vindo progressivamente  a conquistar um reconhecimento e adesão global  pelos vários tipos de organizações, que têm optado,  no âmbito da sua orientação estratégica de desenvolvimento e sustentabilidade do seu propósito,  pela conceção e implementação de modelos de gestão suportados pelos princípios  e requisitos da gestão da qualidade. A ISO 9000 foi publicada pela primeira vez em 1987,   tendo já ocorrido entretanto  várias revisões,  com evoluções e mudanças profundas. Neste caminho percorrido, mais de 6.000  empresas  em Portugal e mais de 1.000.000 em todo o mundo  têm  hoje   os seus sistemas de gestão  da qualidade  certificados pela ISO 9001 e normativos equivalentes setoriais

Em simultâneo, em 1988 Taiichi  Ohno    começou  a desenvolver e a consolidar um novo sistema de gestão,   baseado nos estudos feitos na TOYOTA, onde se desenvolveu o sistema   TPS- Toyota  Production System inicialmente aplicado à indústria automóvel. Em 1996, James Womack e Daniel Jones,  aprofundando o conceito,  publicaram  uma obra , revista em 2003, que se tornou  uma     referência, intitulada  “ Lean Thinking” – “ Pensamento Magro”,  como uma filosofia de   liderança e gestão empresarial que tem por objetivo criar valor e sustentabilidade através da eliminação  sistemática de desperdícios . Outros autores e outras obras têm vindo a ser publicadas, que têm contribuído para uma nova visão da gestão das organizações e do poder de transformação do pensamento Lean.

Estas duas abordagens que se  focam  em princípios e metodologias diferenciadas,  mas que se complementam e quando integradas, poderão potenciar a melhoria da obtenção dos resultados das organizações.

Uma das grandes diferenças entre os dois modelos   tem a ver com o facto da ISO 9001 estabelecer o “ Que deve Ser Feito “ enquanto que o Lean Thinking clarifica e estabelece conceitos e instrumentos para o “ Como Pode ser Feito”.

Sem conhecimento e implementação de metodologias e ferramentas eficazes de melhoria da qualidade, da otimização do valor, do foco do desenvolvimento das pessoas, da liderança de proximidade,  a norma ISO 9001  perde capacidade de   impacto nas organizações

As empresas certificadas pela ISO  9001,  que tem vindo a integrar no seu sistema de gestão e na sua cadeia de valor a Gestão Lean Thinking, apresentam benefícios muito mais expressivos.   

Indo ao encontro da linha de pensamento apresentada , o  GIAGI acredita,  em função da sua experiência  na implementação de sistemas ISO 9001 e Lean, que o desenvolvimento de um sistema de gestão   baseado nos princípios promulgados pela ISO 9001 e  integrando em simultâneo os princípios, metodologias e ferramentas  da Gestão Lean , potencia  significativamente a obtenção de  resultados mais consistentes e mais relevantes em termos de melhoria de :

  • Capacidade competitiva e de sustentabilidade das organizações;
  • Aumento da produtividade pelo foco na gestão dos processos e pela melhoria continua- Kaizen:
  • Envolvimento das pessoas, da sua capacidade para pensar e  decidir, para resolver problemas e para  inovar;
  • Liderança mais focada nas pessoas, processos e na mudança de atitude;
  • Satisfação do Cliente pelo reforço da agilidade e flexibilidade na relação;
  • Resultados financeiros  pela redução dos desperdícios e pelo valor disponibilizado;
  • Relações com as partes interessadas através da identificação e fornecimento de valor;
  • Standarlização das práticas operacionais e de gestão;
  • Capacidade para manter e fazer evoluir as melhorias alcançadas

A evolução proposta começa  a ser considerada em  referenciais específicos de Sistemas da Gestão da Qualidade  de setores de atividade, como por exemplo, o do setor da indústria automóvel IAT 16949, que tem vindo progressivamente a incorporar, como requisitos obrigatórios, para os quais as  Organizações têm de demonstrar competência e capacidade, para aplicar as metodologias e ferramentas  do universo  Lean, tais como: JIT, TPM, SMED , Standar Work ,  Poka-Yoke  etc.

Todas as Organizações, com sistemas de gestão certificados - ISO 9001 , deverão avaliar o interesse estratégico de desenvolver projetos complementares de integração do pensamento Lean , formalizando as novas práticas nos atuais modelos de gestão ISO 9001.

Temos que começar a percorrer este caminho, já numa perspetiva da Qualidade Total,  encontrando soluções e  vontades de integração dos dois  modelos de gestão, que se completam e que  minimizam algumas  fragilidades de cada um dos modelos, mas que criam sinergias significativas e que potenciam resultados relevantes

 Anexos:

  • Os princípios da Gestão da Qualidade  ISO 9000 e os Princípios do Lean Thinking
  • Os Requisitos da Gestão da Qualidade  ISO 9001 e as  Metodologias e Ferramentas do Lean Thinking

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