Lean Manutenção - Uma Perspetiva

Neste Mundo de forte competitividade económica, em que todos estamos envolvidos e a sofrer na “pele”, as empresas somente conseguirão sobreviver sustentadamente se obtiverem margens de resultados suficientes e continuados, e para isso terão de construir todos os dias  um caminho que conduza  continuadamente às melhores soluções para Reduzir os Custos e Aumentar  a Performance Global , ou seja  a Competitividade das nossas Empresas/Industrias.

A última Crise Mundial, colocou-nos numa nova época  de mudança que passa pela compreensão e consciencialização de todos, de que só é possível melhorar fortemente algo na indústria se utilizarmos com rigor novas “armas”, novos métodos, novas atitudes, que ao serem aplicados com a  riqueza Humana que a nosso tecido Empresarial   é detentora, sim, pessoas com gosto pelo trabalho, flexíveis, profissionais, pontuais, polivalentes, com gosto por desafios ambiciosos; aqueles desafios que dão “pica” na Vida Profissional e nos fazem crescer como Homens e Empresa ….   Hoje existem ensinamentos, experiências vivas, que nos devem fazer refletir e que nos indicam que por vezes a melhor distância entre dois (2) pontos pode passar por uma curva, e não por um segmento de recta.

A Gestão atual centrada na minimização dos custos   não significa fechar completamente o cofre, significa mais abri-lo para criar valor, e  gastar menos e melhor o dinheiro disponível para….

Muito se tem escrito e dito sobre o LEAN MANUFACTURING (Produção magra) e as LEAN Organizations (organizações magras) de tal forma que poucos são os profissionais  que nunca ouviram falar destes termos e dos conceitos que lhe estão associados.

O que é pensar LEAN? Todas as pessoas cuidadosas o fazem. Se   fosse dono de uma empresa iria por certo aplicar o pensamento Lean. Em sua casa faz o mesmo. Não estamos nós constantemente a dizer às crianças para desligarem as luzes, fecharem as torneiras, etc.…para evitar gastos desnecessários, pois bem, pensar Lean é começar por evitar desperdícios em 1º lugar, e depois (bem depois), criar mais-valias (valor), algo que fazemos naturalmente quando somos donos de algo. O pensamento Lean nasceu no seio da indústria automóvel e rapidamente foi aplicado á generalidade das atividades empresariais. Lean é um potente antídoto no combate aos tempos de crise, é uma filosofia assente na constante eliminação do desperdício (MUDA, palavra técnica, japonesa que significa desperdício) e na criação de valor para todas as partes interessadas.

“Trabalhar com recursos reduzidos, é uma técnica organizacional que se aprende e se aplica na prática de forma binária” (sem decreto lei), i.e.; ou estamos todos no mesmo barco ou perdemo-lo definitivamente.

Como sabemos a estratégia e os objetivos devem ter como base um “tripé   uma  base de sustentação com estabilidade e cujos vértices contêm as orientações de :

  • Desempenho
  • Qualidade
  • Segurança

Numa análise a quente em diagonal pode-se concluir de imediato que em termos de Manutenção ,esta tem grande impacto diretamente ligado com a Performance.

Mas se refletirmos um pouco mais e de forma mais longa e equilibrada (pensamento “Lean -Manutenção”; pensamento magro, mas robusto; i.e.; Realizável, Económico e Eficaz ; assim mais facilmente verificamos que afinal o nosso impacto ( Manutenção) está contido nos 3 grandes “VERTICES”/ Orientações e com a mesma intensidade e importância.

Vejamos:

Se não existir um domínio da FIABILIDADE do posto de trabalho (Homem+ Máquina) dificilmente dominaremos a Qualidade e a confiança dos nossos Profissionais no local em que a produzem.

Sim, se não dominarmos a enorme e crescente Manutenção curativa e paliativa, aquela que se baseia na assistência após paragem do  equipamento,  ou no colocar do “trapo do arame do shunt…etc… onde não é aconselhável ou ainda de “promover o provisório ao definitivo, “ou baseada na constante realização de Ordens de Trabalho para a mesma coisa” , assim, será muito mais difícil dominar em absoluto  a Segurança das pessoas e bens, a Qualidade produto e a Performance Global das unidades produtivas de forma sustentável no tempo.

Ainda para reforçar este tema da SEGURANÇA aqui deixo a minha simples mensagem:

“Os sistemas de segurança instalados estão a zelar pela nossa Segurança individual e coletiva, pelo que não vejo qualquer vantagem em os violar e/ou colocá-los fora de serviço.”

É certo que já somos bons, mas queremos e teremos de ser muito melhores, pois a concorrência e a competitividade é intensa e dinâmica; todos temos este legado para com as empresas onde trabalhamos, e para com as novas e futuras gerações.

“O único lugar onde o Sucesso vem antes do Trabalho é no dicionário “

A MANUTENÇÃO está exposta a uma enorme variedade de adversidades que de certa forma penalizam sua gestão operacional e capacidade de antecipação de tempestades, levando as suas chefias diretas a que não se interessem tanto pelo planeamento e programação, e adotando a postura de “Bombeiro” para dar resposta ao que vier. (e vem diariamente de todos os lados)  

Para fazer face a esta situação penalizante e dar respostas concretas a estes importantes objetivos temos todos de ser capazes de interagir e olhar para a função MANUTENÇÃO de forma a criar uma CULTURA OPERACIONAL PROACTIVA e para isso é preciso repensar a função Manutenção ou no mínimo avaliá-la com uma Auditoria Dirigida á Melhoria Contínua.

“Quem não usar novas medicinas, pode com certeza aguardar por novos males”

Uma função proactiva utiliza atividades planeadas e programadas de manutenção através da prática diária do TPM e aplicando estratégias de manutenção dirigida para o mais penalizante ou crítico, recorrendo a equipas autónomas e pluridisciplinares, focalizada nas Disponibilidades dos Meios          ( Homens e máquinas) e em ferramentas como Manutenção Autónoma ; Manutenção Planeada ,Deteção e Correção de Anomalias; Analise de Causas, atividades centradas no ciclo PDCA, aplicando soluções simples ,eficazes e económicas.

# Estamos numa época em que não tem tanto significado “O TRABALHAR MUITO e RAPIDAMENTE” , Mas sim numa de Analisar e Erradicar as Causas que nos Impedem de TRABALHAR MELHOR #

Em Manutenção temos de ser mais audazes e em bloco, tal como fizeram os nossos grandes navegadores á mais de 500 anos; que devem a sua Gloriosa e Reputação aos Temporais e Tempestades, e não a posições de conforto e bonança.

Existem escrituras sobre a esquadra Vasco de Gama que relatam que quando voltavam da Índia, numa navegação difícil até atingir a costa de Africa, não conheciam os regimes de monção….

Então nestas escrituras existe um ponto importante, que é o seguinte:

“Nenhuma caravela teria chegado ali se os audazes marinheiros não tivessem cuidado das embarcações Todos os Dias; baldeando o convés (LIMPEZA e Inspeção), remendando as velas (atividade D.C.A.-Deteção e Correção de Anomalias) e tratado do cavername, detetando falhas estruturais, etc.., (Manutenção Autónoma e Preventiva Profissional e caça / porquês das anomalias latentes e repetitivas)

Por outras palavras;

INSPEÇÃO, ANÁLISE e CORREÇÃO e PREVENÇÃO a todos os níveis.

Todos os profissionais e gestores têm  a obrigação de criar as ruturas necessárias com o passado recente de forma a tornar as Nossas Empresas com uma cultura de Prevenção em detrimento do desenrasca ainda muito evidente entre nós. Fazermos como sempre fizemos nos últimos anos não poderá trazer muito mais do que aquilo que temos obtido e não será suficiente para o amanhã…

 Temos que estar comprometidos em  promover a  Liderança e Gestão do Progresso Contínuo e Manutenção de forma simples e eficiente rumo á excelência.

“Liderar é fazer a coisa certa, e Gerir é fazer bem a coisa, e isto  está ao alcance de Todos”

        Eduardo Rodrigues

             09-04-20220

Download

Existem 0 comentários

Comente e partilhe as suas ideias...