Objectivos Gerais:
Desenvolver competências que contribuam para a otimização das atividades do processo de compra inserido na cadeia de aprovisionamento da Organização, com vista a conseguir a otimização dos vetores qualidade, prazo e custo isto num ambiente de grande flexibilidade e agilidade, alinhadas com a estratégia global da Organização
Objectivos Específicos:
No final do curso os formandos deverão estar aptos a:
- Descrever qual a missão e estratégia de um processo de compras e quais as atividades, recursos e competências necessárias para a otimização dos seus resultados
- Estabelecer ê manter as relações no seio da Organização de modo a que o processo das compras responda às expetativas dos seus Clientes Internos
- Desenvolver as melhores estratégias de seleção, negociação, avaliação e de relação com fornecedores externos
- Agir de modo a reduzir os custos de compra e monitorizar o desempenho do processo de compras
Diretores de logística e aprovisionamento
Responsáveis de compras e aprovisionamento
Todos os profissionais com necessidade de consolidar novo conhecimento e novas competências na gestão da cadeia de aprovisionamento da Organização
- 1. Gestão de Compras: Definições, Missão, Objetivos e Políticas
- 2. Organização da função de compras alinhada com a estratégia e dos objectivos da Empresa
- 3. Análise ao Mercado: complexidade, riscos, oportunidades, SWOT´s e tendências
- 4. Seleção e Avaliação de Fornecedores
- 4.1. Selecção e negociação de fornecedores;
- 4.2. Análise de Risco dos Fornecedores
- 4.3. Gestão de contratos, do catálogo e dos fornecedores
- 4.4. Manual do Fornecedor
- 4.5. Avaliação e Gestão de Reclamações a Fornecedores
- 4.6. A ética nas atividades de compra
- 5. O Processo de Compras , Atividades, Recursos e Responsabilidades
- 5.1. Procedimento de um Processo de Compras
- 5.2. Matriz de responsabilidades e autoridades do Responsável pelo Dep. Compras
- 6. Processo de Compras através de Plataformas na WEB
- 7. Monitorização do Desempenho do Processo de Compras
- 7.1. Os diversos tipos de custos das atividades de compra
- 7.2. Análise do custo global de compra
- 7.3. KPI´S nas Compras
- 8. O processo de negociação
- 8.1. Estarégias e técnicas de negociação mais eficazes
- 8.2. Planeamento da negociação
- 8.3. Atitudes do gestor de compras na negociação
Eng.º Fernando Manuel Pereira Vieira
Formação Académica em Engenharia Electromecânica
Exerceu funções de Gestão e Direção em várias empresas . SNAD, Renault Portuguesa - Cacia, SNAD
Gerente da empresa GIAGI Lda
Consultor em Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão Produção e Gestão de Operações
Consultor Sistemas de Melhoria Continua- Kaizen, Lean Management e Lean Thinking
Formador nas áreas da Gestão da Qualidade, Produção, Operações e Lean Management
Mentor nos domínios da Gestão Empresarial
Promotor e facilitador de Processos de Mudança Lean - WCM
Engº Miguel Silva
Licenciado em Informática de Gestão pelo ISMAI.
Experiência profissional de 26 anos, dos quais 17, ligados direta ou indiretamente à Formação Profissional e Consultoria.
Formador certificado desde 2001, com mais de 8500 horas ministradas em Portugal e no Estrangeiro.
Desempenhou funções de Direcção Logística e Distribuição em empresas de exigentes sectores de actividade como: mobiliário, comércio e distribuição de TI/SI e farmacêutica, das quais se destacam a Micrograf (Grupo TechData) e a Fresenius Medical Care. Desempenhou funções de Gestor de Produção em ambiente industrial.
Consultor de empresas em processos relacionados com reengenharia de processos e organização operacional nas áreas Logística Int./Ext., Gestão de Stocks, Procurement e Supply Chain Management.
Responsável, em 2008/09, por projecto “start up” na área de consultoria e formação a nível nacional.
Responsável pela internacionalização, em 2014, de um projecto em Moçambique.
Em 2016, desempenhou o cargo de Director Executivo de empresa na área de serviços, em Moçambique.
Assumiu a posição de Diretor Comercial de Mercados Internacionais (Europa / África) ligados à importação / exportação, em empresa do sector automóvel no período de 2017 a 2019.
Desempenhou o cargo de Director Geral Executivo da Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF).
No presente, actua como Consultor Sénior de Empresas & Formador Certificado em Portugal e nos PALOP´s, nas áreas ligadas à Supply Chain, Logística, Procurement e Ferramentas de Produtividade.
Este curso de formação pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):
Online
Este curso de formação pode ser realizado no(s) seguinte(s) horário(s):
14 -18 horas
Pós-Laboral
Para participar neste curso deve cumprir os seguintes requisitos de participação:
Habilitações académicas: (requisito obrigatório)
Grau académico mínimo: 9º Ano (completo)
Situação profissional:
Todas as situações profissionais são admitidas.
A participação neste curso tem um custo de:
200 €
(+IVA à taxa legal)
Para formação intra-empresa solicitar Orçamento.
Para formandos com participação individual o preço indicado estará isento de IVA
Para validar a sua participação no curso deverá efetuar o pagamento por transferência bancária até 24 horas antes da data de início do curso
Referência do Banco Millennium BCP –IBAN: PT50 0033 0000 0017202642 59
Para:
•2 inscrições da mesma empresa em qualquer curso Online 8 % de desconto nas 2 inscrições
•3 inscrições da mesma empresa em qualquer curso Online 12 % de desconto nas 3 inscrições
•4 inscrições da mesma empresa em qualquer curso Online 16% de desconto nas 4 inscrições
Acção essencialmente prática, com recurso sistemático a métodos activos, com base no estudo de casos práticos e na resolução de questões, que permitirá também o esclarecimento de dúvidas concretas dos participantes.
O Curso será realizado em dias e horário a estabelecer após confirmação da realização do curso, e terá o seu início logo que existam pelo menos 7 inscrições confirmadas e validadas
Faça a sua inscrição de manifestação de interesse de participação no curso no nosso site
No final do curso será entregue aos formandos um Certificado de Formação Profissional, devidamente autenticado pela Gerência do GIAGI, comprovativo da frequência e do aproveitamento do Curso.
Será, ainda assegurado o registo na Plataforma do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).
Os participantes devem ter competências básicas para o uso de plataformas de videoconferência e das tecnologias de informação e comunicação TIC, em particular conhecer o modo de funcionamento das plataformas Google Meet e Classroom
Para a realização do curso os formandos deverão ter acesso a um computador e internet com velocidade de banda larga suportado por um browser do tipo “ Google Chrome”
Devem dispor também de uma webcam e auriculares com micro incorporado preferencialmente com bom desempenho
Preferencialmente e para uma melhor utilização dos recursos envolvidos e disponibilizados, o formando deve participar nos cursos através de uma conta Google.( Gmail), o que permitirá uma melhor integração com muitas outras aplicações ( Google agenda – Google Drive – Google Documents)