Objectivos Gerais:
Desenvolver competências que contribuam para a otimização das atividades do processo de compra inserido na cadeia de aprovisionamento da Organização, com vista a conseguir a otimização dos vetores qualidade, prazo e custo isto num ambiente de grande flexibilidade e agilidade, alinhadas com a estratégia global da Organização
Objectivos Específicos:
No final do curso os formandos deverão estar aptos a:
- Descrever qual a missão e estratégia de um processo de compras e quais as atividades, recursos e competências necessárias para a otimização dos seus resultados
- Estabelecer ê manter as relações no seio da Organização de modo a que o processo das compras responda às expetativas dos seus Clientes Internos
- Desenvolver as melhores estratégias de seleção, negociação, avaliação e de relação com fornecedores externos
- Agir de modo a reduzir os custos de compra e monitorizar o desempenho do processo de compras
Diretores de logística e aprovisionamento
Responsáveis de compras e aprovisionamento
Todos os profissionais com necessidade de consolidar novo conhecimento e novas competências na gestão da cadeia de aprovisionamento da Organização
Finalistas de Cursos de Gestão e de Engenharia que pretendam começar adquirir novo conhecimento e experiência, sobre como são aplicados os conceitos abordados no presente curso em contexto Organizacional .
- 1. Gestão de Compras: Definições, Missão, Objetivos e Políticas
- 2. Organização da função de compras alinhada com a estratégia e dos objectivos da Empresa
- 3. Análise ao Mercado: complexidade, riscos, oportunidades, SWOT´s e tendências
- 4. Seleção e Avaliação de Fornecedores
- 4.1. Selecção e negociação de fornecedores;
- 4.2. Análise de Risco dos Fornecedores
- 4.3. Gestão de contratos, do catálogo e dos fornecedores
- 4.4. Manual do Fornecedor
- 4.5. Avaliação e Gestão de Reclamações a Fornecedores
- 4.6. A ética nas atividades de compra
- 5. O Processo de Compras , Atividades, Recursos e Responsabilidades
- 5.1. Matriz de responsabilidades e autoridades do Responsável pelo Dep. Compras
- 5.2. As atividades de um Processo de Compras
- 5.3. Elaborar procedimento do Processo de Compras
- 6. Processo de Compras através de Plataformas na WEB
- 7. Monitorização do Desempenho do Processo de Compras
- 7.1. Os diversos tipos de custos das atividades de compra
- 7.2. Análise do custo global de compra
- 7.3. KPI´S nas Compras
- 8. O processo de negociação
- 8.1. Estarégias e técnicas de negociação mais eficazes
- 8.2. Planeamento da negociação
- 8.3. Atitudes do gestor de compras na negociação
Eng. Fernando Vieira
Formação Académica em Engenharia Electromecânica
Exerceu funções de Gestão e Direção em várias empresas . Ralor, SNAD, Renault Portuguesa - Cacia.
Sócio da empresa GIAGI Lda
Consultor e Mentor em Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão Produção e Gestão de Operações
Consultor e Mentor Sistemas de Melhoria Continua- Kaizen, Lean Management e Lean Thinking
Formador nas áreas da Gestão da Qualidade, Produção, Operações e Lean Management
Mentor nos domínios da Gestão Empresarial
Promotor e facilitador de Processos de Mudança Lean - WCM
Este curso de formação pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):
Aveiro
Coimbra
Guarda
Leiria
Viseu
Este curso de formação pode ser realizado no(s) seguinte(s) horário(s):
14 -18 horas
Fim-de-semana
Misto
Pós-Laboral
Para participar neste curso deve cumprir os seguintes requisitos de participação:
Habilitações académicas: (requisito obrigatório)
Grau académico mínimo: 9º Ano (completo)
Situação profissional:
Todas as situações profissionais são admitidas.
A participação neste curso tem um custo de:
310 €
(+IVA à taxa legal)
Para formação intra-empresa solicitar Orçamento.
Para formandos com participação individual o preço indicado estará isento de IVA.
Para validar a sua participação no curso deverá efetuar o pagamento por transferência bancária até 24 horas antes da data de início do curso.