Objectivos Gerais:
Esta formação pretende desenvolver conhecimentos dos Colaboradores com responsabilidades de gestão, sobre a monitorização da performance organizacional como meio de apoio à tomada de decisões de gestão, dotando os participantes de ferramentas que contribuam para uma gestão estratégica mais eficiente e eficaz
Objectivos Específicos:
No final da formação, os formandos deverão ser capazes de:
1. Compreender a importância de uma gestão por objetivos e da monitorização dos mesmos como ferramenta de apoio à tomada de decisões de gestão estratégica
2. Selecionar indicadores e definir metas de Monitorização de Performance
3. Implementar Ferramentas de Monitorização e Avaliação de Performance
4. Identificar os sistemas de incentivo que se coadunam com a estratégia definida
5. Comparar resultados com metas e objetivos definidos, bem como reportar e apontar eventuais ações corretivas
6. Compreender o papel da Data Science na empresa e na sua gestão estratégica
7. Identificar e analisar o conhecimento que se pode retirar dos dados recolhidos pela Data Science
Diretores e Responsáveis Departamentais
Profissionais que exerçam funções ao nível da gestão e controlo de processos de sistemas de gestão
Profissionais das área de Contabilidade, Controllers, e com responsabilidades globais de gestão
Profissionais com responsabilidade de Gestão e ou Técnicas em sistemas Industriais e Logísticos
Profissionais com responsabilidades de liderar processos de melhoria continua e de transformações organizacionais e operacionais
Profissionais em início de carreira nas áreas da gestão, com necessidade de consolidação de novo conhecimento nas metodologias e sistemas de controlo de gestão.
- 1. Gestão por Objetivos
- 1.1. a. Gestão Estratégica vs gestão tática vs gestão operacional
- 1.2. b. Missão, Planeamento estratégico e definição de objetivos
- 1.3. c. Performance: produtividade e eficiência
- 1.4. d. A função de avaliação e a sua importância na tomada de decisões
- 1.5. e. Planeamento e ação: Transformar objetivos em resultados
- 2. Monitorização da Informação de Gestão
- 2.1. a. Seleção, avaliação de indicadores e definição de metas
- 2.2. b. Alinhamento e foco na implementação de objetivos e metas
- 2.3. c. Avaliação de Performance e Sistemas de Incentivos
- 2.4. d. Risco de comportamentos disfuncionais
- 2.5. e. Análise, Avaliação e Revisão Estratégicas
- 2.6. f. Exercícios práticos
- 3. Data Science
- 3.1. a. O que é e qual o papel da Data Science na empresa e na gestão estratégica
- 3.2. b. Data Scientist vs Business Analyst vs Data Analyst
- 3.3. c. Exemplos práticos de conhecimento extraído da gestão de dados
Eng.º Fernando Manuel Pereira Vieira
Formação Académica em Engenharia Electromecânica
Exerceu funções de Gestão e Direção em várias empresas . SNAD, Renault Portuguesa - Cacia, SNAD
Gerente da empresa GIAGI Lda
Consultor em Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão Produção e Gestão de Operações
Consultor Sistemas de Melhoria Continua- Kaizen, Lean Management e Lean Thinking
Formador nas áreas da Gestão da Qualidade, Produção, Operações e Lean Management
Mentor nos domínios da Gestão Empresarial
Promotor e facilitador de Processos de Mudança Lean - WCM
Drª Daniela Sousa
Consultora • D.C.Sousa Unipessoal, Lda • de outubro de 2018 até ao momento
Apoio à Gestão Estratégica, Implementação de Sistemas de Controlo de Gestão, Gestão Previsional e Controlo de Custos, Análise de viabilidade Económica e Financeira, Avaliação de Projetos de Investimento, Avaliação de Empresas.
Financial Advisor • Banco Best • de junho de 2011 até ao momento
Angariação de Clientes, Gestão de Carteira de Clientes, apoio à decisão de Investimento.
Diretora Financeira • DeRose Method • de maio de 2004 a dezembro de 2010
Planeamento Estratégico, Gestão o? amental, apoio na Organização e Implementação de Processos, Controlo de Gestão.
Apoio na Organização de Eventos; Coordenação e Liderança de Projeto de Desenvolvimento Pessoal para Empresas.
Formadora • várias entidades • de janeiro de 2001 até ao momento
Noções de Gestão; Organização e Gestão de PME´s; Principais Etapas para a Criação de empresa - da Ideia ao Projeto; Ativos Financeiros.
Consultora • várias entidades • de maio de 2004 a dezembro de 2006
Atividade de Consultoria, como consultora júnior, no âmbito do projeto InPME.
Levantamento de informação e análise das várias áreas do negócio (RH, Financeiro, Produção, Marketing e Vendas), levantamento de necessidades de formação, apoio ao Planeamento Estratégico e implementação do Plano Operacional.
Apoio à elaboração de Projetos de Investimento, Planeamento Estratégico e apoio na Constituição e arranque das empresas, em programas de empreendedorismo feminino.
Diretora Financeira • Multyates, Lda • de agosto de 2002 a setembro de 2004
Consultora externa no apoio à implementação de processos de organização e controlo de gestão. Depois integração na empresa como assistente da Direção Geral no serviço pós-venda, seguindo-se a promoção a Diretora Financeira.
Este curso de formação pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):
Online
Online
Portugal Continental e Ilhas
Este curso de formação pode ser realizado no(s) seguinte(s) horário(s):
Laboral
Misto
Pós-Laboral
Para participar neste curso deve cumprir os seguintes requisitos de participação:
Habilitações académicas: (requisito obrigatório)
Grau académico mínimo: 12º Ano (completo)
Situação profissional:
Todas as situações profissionais são admitidas.
A participação neste curso tem um custo de:
240 €
(isento de IVA)
Para formação intra-empresa solicitar Orçamento.
Para formandos com participação individual o preço indicado estará isento de IVA
Para validar a sua participação no curso deverá efetuar o pagamento por transferência bancária até 24 horas antes da data de início do curso
Referência do Banco Millennium BCP –IBAN: PT50 0033 0000 0017202642 59
Para:
•2 inscrições da mesma empresa em qualquer curso Online 8 % de desconto nas 2 inscrições
•3 inscrições da mesma empresa em qualquer curso Online 12 % de desconto nas 3 inscrições
•4 inscrições da mesma empresa em qualquer curso Online 16% de desconto nas 4 inscrições
Acção essencialmente prática, com recurso sistemático a métodos activos, com base no estudo de casos práticos e na resolução de questões, que permitirá também o esclarecimento de dúvidas concretas dos participantes.
O Curso será realizado em dias e horário a estabelecer após confirmação da realização do curso, e terá o seu início logo que existam pelo menos 7 inscrições confirmadas e validadas
Serão realizadas sessões síncronas " Live Training" de 2 Horas
Faça a sua inscrição de manifestação de interesse de participação no curso no nosso site
No final do curso será entregue aos formandos um Certificado de Formação Profissional, devidamente autenticado pela Gerência do GIAGI, comprovativo da frequência e do aproveitamento do Curso.
Será, ainda assegurado o registo na Plataforma do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).
Os participantes devem ter competências básicas para o uso de plataformas de videoconferência e das tecnologias de informação e comunicação TIC, em particular conhecer o modo de funcionamento das plataformas Google Meet e Classroom
Para a realização do curso os formandos deverão ter acesso a um computador e internet com velocidade de banda larga suportado por um browser do tipo “ Google Chrome”
Devem dispor também de uma webcam e auriculares com micro incorporado preferencialmente com bom desempenho
Preferencialmente e para uma melhor utilização dos recursos envolvidos e disponibilizados, o formando deve participar nos cursos através de uma conta Google.( Gmail), o que permitirá uma melhor integração com muitas outras aplicações ( Google agenda – Google Drive – Google Documents)