Nova Versão Norma NP 4457:2021 Sistema Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação

Carga Horária
16 horas
Modalidade
Formação Profissional
Preço
290 €   (isento de IVA)

Apresentação

A competitividade das nossas organizações é fundamental para a afirmação das nossas empresas em diferentes mercados. Uma das estratégias mais eficazes e sólidas é a orientação para a inovação. Assim sendo, os sistemas de gestão da inovação, têm um papel fundamental para que as organizaçõesse tornem mais competitivas aumentando da sua capacidade inovadora, independentemente de se posicionarem como empresas de alta intensidade tecnológica (high-tech) ou baixa intensidade tecnológica (low-tech).
É cada vez mais relevante a criação de valor e a diferenciação nas organizações. O mercado é cada vez mais globalizado e a concorrência está em qualquer lugar, por isso, torna-se ainda mais importante sistematizar métodos para quebrar regras com frequência e mostrar-mos aos mercados que nos preocupamos e procuramos constantemente apresentar soluções mais adequadas às suas necessidades. Ter uma cultura de inovação pode ser a diferença entre estar no mercado ou ir sobrevivendo. No entanto, todos podemos ser inovadores. Será necessário estar aberto à mudança e promovê-la interna e externamente. Os inovadores fazem-se!
Neste curso, analisam-se os grandes pilares da inovação, enquadrados na nova norma NP 4457:2021, modelo de gestão que promove boas práticas e produtos reconhecidamente inovadores.
Apresentaremos também os fundamentos da Norma ISO 56002:2019 que estabelece como principais benefícios de implementar um sistema de gestão da inovação de acordo com a ISO 56002:2019 são:
a) maior capacidade de gerenciar incertezas;
b) aumento do crescimento, receita, lucratividade e competitividade;
c) redução de custos e desperdícios e aumento da produtividade e eficiência de recursos;
d) melhoria da sustentabilidade e resiliência;
e) aumento da satisfação dos usuários, clientes, cidadãos e outras partes interessadas;
f) renovação sustentada do portfólio de ofertas;
g) pessoas engajadas e capacitadas na organização;
h) maior capacidade de atrair parceiros, colaboradores e financiamento;
i) melhoria da reputação e valorização da organização;
j) conformidade facilitada com regulamentos e outros requisitos relevantes.