TPM - Manutenção Produtiva Total

Carga Horária
18 horas
Modalidade
Formação Profissional
Preço
240 €   (isento de IVA)

Apresentação

A Manutenção Produtiva Total, normalmente abreviada TPM , do Inglês Total Productive Maintenance , é um conceito moderno de Melhoria Global da Performance Produtiva pela interação entre Manutenção e Produção no combate á erradicação das perdas crónicas das instalações e meios produtivos .Esta técnica TPM é uma marca registada do Japan Institute of Plant Maintenance ( JIPM) ( e na qual o nosso Formador é Certificado pelo JIPM) encontra-se implantada em muitas empresas e países e em plena fase de cruzeiro com resultados notáveis.
Na sua aplicação o TPM é a Manutenção conduzida com a participação ativa de todos, desde os Operadores das máquinas e do Pessoal da Manutenção, até ao nível superior da gestão, passando necessariamente e fulcralmente pelas Chefias intermedias ou diretas.
O TPM carateriza-se por:
•Objetivo de resultado:
- Busca da maximização da eficiência global das máquinas ou instalações, abreviada por OEE., pela diminuição das perdas ligadas às instalações / máquinas e á organização.
•Objetivo de Processo:
- Desenvolvimento das capacidades dos Profissionais de Manutenção e Produção para identificação, medida, análise e eliminação de todas as causas das perdas crónicas, e pela prática de ações partilhadas a fim de atingirem objetivos comuns.
Esta Formação – ação com grande componente prática, vai revelar a imagem de que uma fábrica/ empresa é composta por duas partes distintas:
 Uma, visível, a que realmente produz produtos de qualidade, no prazo correto e com o custo previsto.
 E uma outra invisível, que só produz perdas.

Seguindo esta analogia, poder-se-ia dizer que a TPM é a técnica / método que permite transformar a parte invisível em visível, através da implementação do conjunto dos seus pilares fundamentais e pelo seu movimento motivacional gerado pela forma de os trabalhar.