Planeamento, Gestão Orçamental e Gestão de Custos nas PME´s

Carga Horária
18 horas
Modalidade
Formação Profissional - Online - Live Training
Preço
270 €   (isento de IVA)

Apresentação

A gestão orçamental baseia-se na eficaz gestão e racionalização dos recursos disponíveis com vista à concretização dos objetivos. Para isso as organizações fixam objetivos, traçam políticas, procedimentos, regras e estabelecem uma estratégia representando-os através de planos de ação, traduzindo-os posteriormente em orçamentos.
Entende-se por orçamentos de exploração os orçamentos que estão relacionados com a
atividade da empresa, ou seja, a atividade operacional. Geralmente constituem orçamentos de exploração os orçamentos de vendas, orçamentos de gastos comerciais, orçamentos de produção, orçamentos de gastos de distribuição. Os orçamentos globais agregam os orçamentos de exploração e os orçamentos financeiros e de investimento da empresa

A Gestão orçamental é um poderoso instrumento de gestão, na perspetiva de que ajuda a alinhar os resultados planeados (objetivos), com os planos de ação a desenvolver e com as estratégias e políticas estabelecidas para o desenvolvimento do negócio

Ajuda-nos a quantificar, mesmo que previsionalmente, a natureza de proveitos e custos que poderão ocorrer, disponibilizando-nos um referencial para efeitos de monitorização, dos resultados das atividades de exploração referentes a um período de tempo considerado.
Apesar de ser considera um instrumento de gestão importante, observa-se que muitas PME, não dispõem de uma prática consolidada de Planeamento e de Gestão orçamental. Este curso pretende disponibilizar conhecimento e soluções práticas, sobre o modo como podemos e devemos planear e gerir o desenvolvimento do nosso negócio, tendo com referência um orçamento e uma conta de exploração.