Objectivos Gerais:
Este curso pretende dotar os participantes de competências que lhes permitam analisar os processos de gestão e análise de custos e equacionar os problemas causados de modo a contribuírem para a maximização dos resultados e para consolidação de vantagens competitivas para a empresa.
Objectivos Específicos:
No final deste Curso os participantes deverão ser capazes:
•Compreender o contributo e os resultados que fornecem os sistema de gestão que têm com referência os métodos de controlo de custos baseados na análise das atividades,
•Conhecer os componentes e o comportamento dos custos
•Apurar os diversos custos e caraterizar as várias formas de imputação
•Analisar margens por produto e ou serviço e globais
•Conhecer e saber implementar e gerir um sistema baseado na metodologia ABC (Activity Based Costing)
•Conceber e monitorar um sistema de controlo e redução de custos na empresa.
•Profissionais que exerçam funções ao nível da gestão e controlo de processos de sistemas de gestão
•Profissionais das área de Contabilidade, Controllers, e com responsabilidades globais de gestão
•Profissionais com responsabilidade de Gestão e ou Técnicas em sistemas Industriais e Logísticos
•Profissionais com responsabilidades de liderar processos de melhoria continua e de transformações organizacionais e operacionais
•Profissionais em início de carreira nas áreas da gestão, com necessidade de consolidação de novo conhecimento nas metodologias e sistemas de controlo de gestão.
- 1. • Enquadramento da Contabilidade analítica no sistema de gestão da Organização
- 2. Naturezas e tipologias de custos, suas definições e caraterizações
- 3. Principais Sistemas de Custeio
- 4. Sistema de Custeio baseado em Atividades (ABC)
- 4.1. o Vantagens e diferenças relativamente a outros métodos
- 4.2. o Eventos, Transações e Atividades numa Empresa
- 4.3. o Análise das Atividades numa empresa
- 4.4. o Custos de atividade – produto
- 4.5. o Os direcionadores de custos de recursos e de atividades
- 4.6. o Imputação de custos de atividade
- 5. A implementação de um sistema de gestão dos custos - ABC (Activity Based Costing). Principais eta
- 5.1. Casos Casos Práticos
- 6. O orçamento baseado em atividade
Eng.º Fernando Manuel Pereira Vieira
Formação Académica em Engenharia Electromecânica
Exerceu funções de Gestão e Direção em várias empresas . SNAD, Renault Portuguesa - Cacia, SNAD
Gerente da empresa GIAGI Lda
Consultor em Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão Produção e Gestão de Operações
Consultor Sistemas de Melhoria Continua- Kaizen, Lean Management e Lean Thinking
Formador nas áreas da Gestão da Qualidade, Produção, Operações e Lean Management
Mentor nos domínios da Gestão Empresarial
Promotor e facilitador de Processos de Mudança Lean - WCM
Drª Daniela Sousa
Consultora • D.C.Sousa Unipessoal, Lda • de outubro de 2018 até ao momento
Apoio à Gestão Estratégica, Implementação de Sistemas de Controlo de Gestão, Gestão Previsional e Controlo de Custos, Análise de viabilidade Económica e Financeira, Avaliação de Projetos de Investimento, Avaliação de Empresas.
Financial Advisor • Banco Best • de junho de 2011 até ao momento
Angariação de Clientes, Gestão de Carteira de Clientes, apoio à decisão de Investimento.
Diretora Financeira • DeRose Method • de maio de 2004 a dezembro de 2010
Planeamento Estratégico, Gestão o? amental, apoio na Organização e Implementação de Processos, Controlo de Gestão.
Apoio na Organização de Eventos; Coordenação e Liderança de Projeto de Desenvolvimento Pessoal para Empresas.
Formadora • várias entidades • de janeiro de 2001 até ao momento
Noções de Gestão; Organização e Gestão de PME´s; Principais Etapas para a Criação de empresa - da Ideia ao Projeto; Ativos Financeiros.
Consultora • várias entidades • de maio de 2004 a dezembro de 2006
Atividade de Consultoria, como consultora júnior, no âmbito do projeto InPME.
Levantamento de informação e análise das várias áreas do negócio (RH, Financeiro, Produção, Marketing e Vendas), levantamento de necessidades de formação, apoio ao Planeamento Estratégico e implementação do Plano Operacional.
Apoio à elaboração de Projetos de Investimento, Planeamento Estratégico e apoio na Constituição e arranque das empresas, em programas de empreendedorismo feminino.
Diretora Financeira • Multyates, Lda • de agosto de 2002 a setembro de 2004
Consultora externa no apoio à implementação de processos de organização e controlo de gestão. Depois integração na empresa como assistente da Direção Geral no serviço pós-venda, seguindo-se a promoção a Diretora Financeira.
Este curso de formação pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):
Aveiro
Coimbra
Online
Portugal Continental e Ilhas
Viseu
Este curso de formação pode ser realizado no(s) seguinte(s) horário(s):
Laboral
Misto
Pós-Laboral
Para participar neste curso deve cumprir os seguintes requisitos de participação:
Habilitações académicas: (requisito obrigatório)
Grau académico mínimo: 12º Ano (completo)
Situação profissional:
Todas as situações profissionais são admitidas.
A participação neste curso tem um custo de:
315 €
(isento de IVA)
Para formação intra-empresa solicitar Orçamento
O Preço referenciado pode ser alterado em função das condições de realização do curso
Para formandos com participação individual o preço indicado poderá estar isento de IVA