Revisão da ISO 14001:2015 adiada para Dezembro de 2022

A ISO dará seu veredicto em dezembro de 2022 sobre a revisão ou não do padrão do sistema de gestão ambiental ISO 14001.

A Organização iIternacional de Normalização ISO  lançou em 2021 um inquérito  a entidades de referência, no sentido de avaliar do interesse e oportunidade de se iniciar o procedimento de revisão da edição de 2015 da   norma ISO 14001, que define os critérios para um sistema de gestão ambiental. A ISO decidiu  adiar a sua decisão depois de analisar os resultados, não surgindo consenso das 5.000 respostas obtidas durante a pesquisa. “A decisão será, portanto, adiada para a próxima runião plenária da comissão, ou seja, em dezembro de 2022”

0 objetivo da presente Norma é o de proporcionar as organizações um enquadramento para proteger o ambiente e responder as alterações das condições ambientais, em equilibrio com as necessidades socioeconómicas. Esta Norma especifica requisitos que permitam a uma organização atingir os resultados pretendidos que estabelece para o seu sistema de gestao ambiental.

Uma abordagem sistematica à gestao ambiental pode fomecer à gestão de topo informação para ter sucesso a longo prazo e criar opções para contribuir para o desenvolvimento sustentavel mediante:

  • a proteção do ambiente, atraves da prevenção ou mitigação de impactes ambientais adversos; a mitigação dos potenciais efeitos adversos das condçõoes ambientais sobre a organizaçãoo;
  • o apoio  à organização no cumprimento das obrigações de conformidade; a melhoria do desempenho ambiental;
  • o controlo ou influencia da forma como os produtos e serviços da organização sao concebidos, fabricados, distribuidos, consumidos e lhes è dado destino final, utilizando uma perspetiva de ciclo de vida que possa prevenir que os impactes ambientais sejam involuntariamente transferidos para outras etapas do ciclo de vida;
  • a obtenção de beneficios financeiros e operacionais que possam resultar da implementação de altemativas ambientalmente sólidas que fortaleçam a posição da organização no mercado;
  • a comunicação da informaçãoo ambiental as partes interessadas relevantes.