Nova Edição da ISO 22000:2018 - Sistema de Gestão de Segurança Alimentar

Nova Edição da ISO 22000:2018 - Sistema de Gestão de Segurança Alimentar

No passado mês de Junho, o Comité Técnico ISO/TC 34/SC 17 da Organização Internacional de Normalização (ISO) publicou uma nova revisão da norma ISO 22000:2018 - Sistema de Gestão de Segurança Alimentar ISO2200:2018

Mas as maiores alterações à norma incluem modificações à sua estrutura, bem como a clarificação de conceitos-chave tais como:

– Estrutura de alto nível: a nova versão da ISO 22000 segue agora a mesma estrutura que as outras normas ISO,   o que facilita a implementação por parte das empresas de mais do que uma norma ISO, como as normas ISO 9001 e ISO 14001.

– Processo operacional: a norma providencia uma nova descrição, mais clarificadora, das diferenças entre termos-chave tais como PCC (Pontos Críticos de Controlo), PPRO (Programas de Pré-requisitos Operacionais) e PPR (Programas de Pré-requisitos).

– Abordagem ao risco: a norma agora inclui uma abordagem diferente ao risco baseada nos conceitos do Codex HACCP.

– Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act): a norma clarifica o ciclo PDCA, através de dois ciclos distintos que operam em conjunto: um para o sistema de gestão e outro para os princípios do HACCP.

A nova versão da norma ISO 22000:2018 simplifica ainda a sua estrutura de cláusulas, o que permite uma abordagem mais linear para implementação através de um processo de passo-a-passo. As empresas poderão agora simplificar o seu processo de auditoria através da identificação do uso de informação específica documentada na norma, o que significa que, para estarem a conformidade, tudo o que será necessário será desenvolver e seguir um conjunto específico de documentos.

Se já disponho de uma certificação ISO 9001, deverei substituir pela ISO 22000?

•  A ISO 22000 visa, especificamente, assegurar a segurança alimentar, tendo desenvolvido requisitos muito exigentes na fase de produção de alimentos, estes são os temas mais importantes que tornam este sistema funcional, do ponto de vista dos retalhistas e autoridades

· Quando integrado, o sistema poderá ser considerado um pré-requisito para atingir

a excelência no fabrico e fornecimento de alimentos.

 

O GIAGI têm experiência consolidada  na concepção e implementação de sistema de  gestão da Segurança Alimentar de acordo com a ISO 22000. Contate-nos podemos apoiá-lo na melhoria do seu Sistema de  Segurança alimentar