Certificação e Consultoria Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho - ISO 45001

Uma organização é responsável pela saúde e segurança ocupacional dos trabalhadores e outros que podem ser afetados por s uas atividades. Esta responsabilidade inclui promover e proteger sua saúde física e mental. A adoção de um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional. (SSO) destina-se a permitir que uma organização forneça locais de trabalho seguros e saudáveis, evite lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho e melhore continuamente seu desempenho de SSO. O objetivo de um sistema de gestão de SSO é fornecer uma estrutura para gerir os riscos e oportunidades de SSO. Os objetivos e os resultados pretendidos do sistema de gestão de SSO são prevenir lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho para os trabalhadores e proporcionar locais de trabalho seguros e saudáveis; consequentemente, é extremamente importante para a organização eliminar os perigos e minimizar os riscos de SSO, tomando medidas preventivas e de proteção efetivas. Quando estas medidas são aplicadas pela organização por seu sistema de gestão de SSO, elas melhoram seu desempenho de SSO. Um sistema de gestão de SSO pode ser mais efetivo e eficiente ao tomar medidas antecipadas para abordar oport unidades que melhorem o desempenho de SSO. A implementação de um sistema de gestão de SSO conforme a ISO 45001 permite que uma organização gerencie seus riscos de SSO e melhore seu desempenho de SSO. Um sistema de gestão de SSO pode ajudar uma organização a cumprir seus requisitos legais e outros requisitos

O sucesso do sistema de gestão de SSO depende de liderança, compromisso e participação de todos os níveis e funções da organização. A implementação e manutenção de um sistema de gestão de SSO, sua eficácia e sua capacidade de alcançar os resultados pretendidos dependem de uma série de fatores-chave, que podem incluir:

a) liderança, compromisso, responsabilidades e respo nsabilização da Alta Direção;

b) gestão da Alta Direção, liderando e promovendo uma cultura na organização que suporte os resultados esperados do sistema de gestão de SSO;

c) comunicação;

d) consulta e participação dos trabalhadores e, quando existirem, representantes dos trabalhadores;

e) alocação dos recursos necessários para manter o sistema;

f) políticas de SSO, que são compatíveis com os objetivos estrat égicos gerais e direção da organização;

g) processo(s) efetivo(s) para identificação de perigos, controle de risco de SSO e aproveitamento de oportunidades de SSO:

h) avaliação contínua do desempenho e monitoramento do sistema de gestão de SSO para melhorar o seu desempenho:

i) integração do sistema de gestão de SSO nos processos de negócios da organização:

j) objetivos que se alinhem com a política de SSO e levem em conta os perigos da organização, os riscos de SSO e as oportunidades de SSO:

k) compliance de requisitos legais e outros requisitos.

A demonstração da implementação bem-sucedida da ISO 45001 pode ser utilizada por uma organização para assegurar aos trabalhadores e a outras partes interessadas, que um sistema efetivo de gestão de SSO esteja em vigor.  

 Extrato da ISO 45001

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