As auditorias internas, quer a sistemas quer a processos de acordo com referenciais normativos são desde há muito reconhecidos como fundamentais para o progresso das organizações e para a efectiva corporização dos princípios da qualidade, para além de se constituirem como requisitos obrigatórios na generalidade das normas de sistemas ( ISO 9001, IATF 16949, etc).
Sendo normalmente abrangidos todo os processos, sem forçosamente se dar prioridade a aos produtivos, no sector automóvel e desde longa data, os referenciais dos construtores (GM, Ford, Renault-Nissan, Fiat , VW, etc) requerem, como prioritário e obrigatório , a realização periódica de Auditorias aos Processos Produtivos, face à criticidade de que os mesmo se revestem, para a garantia da conformidade dos requisitos dos produtos e serviços associados potenciando assim a eficiência e produtividade e uma melhor avaliação/percepção da satisfação, por parte do cliente.
Devem por isso e tendencialmente ter uma maior frequência de realização, como aliás preconizado pela IATF 16949.
Afinal está em causa a conformidade das operações directa ou indirectamente envolvidas na transformação e no efectivo valor acrescentado e muito em particular na obtenção de características por vezes críticas, relacionadas com as prestações funcionais primárias e/ou de segurança ou regulamentação.
Por isso se continuam a exigir, no sector automóvel, no âmbito da gestão da qualidade, as auditorias aos sistemas da qualidade e também as específicas aos processos produtivos e afins, integradas ou não em abordagens/referenciais de cada construtor individualmente ou agrupados, tais como:
-a VDA 6.3 ( Verband der Automobilindustrie) na VW-Audi-Skoda
-o QSB+ (Quality System Basic Plus), na GM e PSA-Citroen (*)
(*) +, porque os 11 critérios passaram a 13, com a NSA-New Supplier Assessment e o PCPA-Process Control Plan Audit
-FIEV-V2 ,( Fédération des Industries des Equipements pour Véhicules) requeridos, entre outros pela Renaul-Nissan.
Também neste domínio o GIAGI pode apoiar as empresas do sector automóvel, quer através deste tipo de serviço, quer através de modelos formativos ou mesmo de "mentoring" a estruturar, caso a caso.