Estabelecida como grupo de trabalho da UNIFE em 2005, a Certificação IRIS visa garantir maior qualidade no setor ferroviário através do desenvolvimento e implementação de um sistema global de avaliação de empresas fornecedoras do setor ferroviário. Linguagem uniforme, diretrizes de avaliação e aceitação mútua de auditorias criam um alto nível de transparência e confiança na Certificação IRIS em toda a cadeia de suprimentos, aumentando a concorrência e aumentando a qualidade dos produtos ferroviários.
A Certificação IRIS é modelada em padrões de qualidade semelhantes já em vigor nas indústrias aeroespacial e automotiva e visa evitar a auditoria de vários sistemas de gerenciamento de negócios e, portanto, aumentar a eficiência de custos.
A Certificação IRIS estabeleceu o padrão para melhorar a qualidade no setor ferroviário, aumentando a eficiência e diminuindo os custos. A Certificação IRIS é uma ferramenta para enfrentar os desafios que as empresas do setor ferroviário enfrentam devido ao aumento da pressão competitiva, especialmente no mercado da União Europeia. Ajuda a indústria ferroviária a seguir as melhores práticas desenvolvidas pelas maiores empresas ferroviárias de todo o mundo aumentando a competitividade e atratividade das empresas fornecedoras do setor ferroviário.
A implementação bem-sucedida da Certificação IRIS cria uma situação vantajosa para todas as partes interessadas no setor ferroviário, sejam fabricantes de equipamentos, integradores de sistemas, operadores ou parceiros de negócios. Mais amplamente, o esquema de Certificação IRIS ajuda a desenvolver a atratividade do transporte ferroviário, movendo nossa mobilidade diária para modos de transporte mais sustentáveis.