Diagnósticos Estratégicos Organizacionais e de Gestão

Está a preparar uma candidatura para um projeto de investimento ao Portugal 2030?

Realizar previamente um diagnóstico, para determinar e caraterizar o seu estado atual de desempenho, face às melhores práticas de gestão, organização e conhecimento de classe mundial, será certamente uma decisão necessária, que poderá trazer retorno significativo

Porquê um Diagnóstico Organizacional

O diagnóstico empresarial ou organizacional é uma ferramenta de gestão, constituída por um conjunto de técnicas e ações de análise e reflexão,   que permite avaliar o nível e a maturidade do desempenho das várias áreas de atividades, dos processos, das prática de gestão e dos resultados do negócio, para que os gestores possam tomar decisões consistentes ao nível do planeamento estratégico e operacional do desenvolvimento do seu negócio.

Permite-se assim obter um conhecimento aprofundado, sistematizado e global, baseado em informações sólidas e confiáveis, das ameaças e oportunidade, das capacidades, competências e fragilidades da organização, identificando-se de um modo preventivo e proativo as ações que devem se empreendidas, para alcançar os resultados planeados face à estratégias e politicas de gestão estabelecidas.

Para criar sustentabilidade no negócio é preciso que as suas lideranças saibam claramente para onde querem ir e como querem ser, ou seja dispor um clara visão mentalizada e comunicada.

Mas para percorrer o caminho de modo a alcançar a Visão é preciso saber de onde partimos e como somos. É precisamente aqui que o Diagnóstico Empresarial-Organizacional tem um papel determinante de clarificação sistematizada do que somos ou seja  “Fotografia da situação atual“ face ao melhor conhecimento e práticas disponibilizadas numa ótica de Classe Mundial, e assim determinar o que temos de fazer  formalizado em plano de ações de melhoria e inovação.

Vantagens da realização de um diagnóstico

  1. Resume o desempenho da Organização
  2. Clarifica os caminhos a percorrer definindo prioridades para o negócio
  3. Direciona esforços para onde é necessário
  4. Identifica áreas críticas da organização
  5. Identifica novas metodologias e ferramentas de gestão, organização, inovação e de melhoria continua
  6. Apoia processos eficazes de tomada de decisão
  7. Alavanca processos de mudança

Como fazer um diagnóstico organizacional

  1. Definir objetivos e âmbito do diagnóstico
  2. Planear e preparar a realização diagnóstico
  3. Recolher informações
  4. Analisar dados e informação
  5. Relatar conclusões da apreciação realizada e formalizar recomendações
  6. Elaborar Plano de Ações

Tipos e âmbito de diagnóstico organizacional

  1. Estratégia do negócio
  2. Gestão e liderança
  3. Gestão financeira e controlo de gestão
  4. Operações
  5. Sistemas de informação, digitalização e conhecimento
  6. Marketing e comercial
  7. Gestão das pessoas RH
  8. Clima Social e de desempenho
  9. Tecnologias e infraestruturas
  10. Indústria 4.0

O Diagnóstico Organizacional é um trabalho complexo e exigente  porque requer:

  • Amplo conhecimento: análise setorial, análise de risco de mercado e país, análise sociológica de organizações, análise de desempenho de operações e, claro, análise financeira.
  • Uma experiência profissional consolidada e diversificada.
  • Domínio dos referenciais de Classe Mundial com as melhores práticas disponíveis  em termos de gestão, organização, inovação, qualidade, novo conhecimento, tecnologias, sustentabilidade, digitalização e indústria 4.0  

Precisa de um especialista então contate-nos